Dica rápida: Reaproveite a tinta da limpeza

Você sabia que dá pra reaproveitar a tinta de limpeza que sai das impressoras? Essa tinta não tem nada de mais: a impressora apenas força as cores pela cabeça de impressão na tentativa de remover todas as obstruções, e em seguida recolhe esta tinta para o reservatório interno ou para o dispenser, caso você tenha instalado – e com o dispenser instalado você pode recolher e reaproveitar esta tinta. A única observação é que ela não é um preto puro, é uma mistura de todas as cores. Mas pode ser usada normalmente como a cor preta para imprimir textos e qualquer outra coisa que você queira.

Deve-se apenas atentar para o fato de que, por ser uma mistura de cores, ela pode não ser apropriada para impressão de fotos ou outros materiais por não ser exatamente a cor certa. Mas para impressão de textos em geral, ela serve.

Compartilhe por aí
  • Luã Aloisio Santos Leite

    Eu vi em um vídeo no YouTube que reaproveitar essa tinta pode prejudicar o cabeçote de impressão. Tenho uma Epson e ela é uma beberrona kkk Posso reutilizar a tinta sem medo? Porque, se puder, já vou guardar a tinta do dispenser kkk

  • Olá Luã. Não há problema nenhum em reaproveitar esta tinta, pois afinal ela é composta apenas de todas as cores misturadas.

    PORÉM… eu já fiz isso algumas vezes (emergência…) e por se tratar de uma mistura de tintas, esse preto puxa muito pro verde ou pro azul. A mudança de cor é bem visível no sulfite, e mais ainda no papel fotográfico.

    Então… você pode até usar… se não ligar de imprimir textos meio esverdeados… 😀

    Agora, não entendi a beberrona, tintas de bulk ink de boa qualidade não são tão caras assim 😀

  • Luã Aloisio Santos Leite

    Já usei Bulk-ink e comprovo: as tintas são baratas sim. Inclusive, meus cartuchos atuais na Epson são recarregáveis. No entanto, a impressora “bebe” uma tinta que não tá escrito kkkk Por isso a chamei de beberrona kkkk
    Obrigado por responder.

  • Procure fazer o mínimo possível de limpezas e tente ligar a impressora de manhã e desligar somente a noite – ligar e desligar várias vezes ao dia poderia aumentar o consumo de tinta.

    Mas pra mim aqui, o consumo de tinta só é mais pesado quando ocorrem limpezas demais, ou quando estou imprimindo alguma coisa mais chapada (fundo preto por exemplo) 😀