Canecas de cerâmica para sublimação tipo A, AA e AAA

Se você faz canecas de sublimação já deve ter notado que muitos vendedores e fornecedores oferecem canecas dos tipos A, AA e AAA. Mas você sabe qual é a diferença entre elas?

A resposta curta é: NENHUMA.

Calma, eu explico.

Quando vemos certas nomenclaturas anexadas aos nomes de produtos , como “tipo A”, “Premium”, “Plus” ou demais, tendemos a acreditar que aquele produto se trata de algo superior ou melhorado. Assim, um produto do “tipo B” parecerá inferior a um produto do “tipo A”, ou um produto do “tipo AAA” parecerá superior.

No mercado de canecas de cerâmica (e fotoprodutos em geral) não existe um padrão que diga respeito à qualidade dos produtos em si, assim como existem no Brasil órgãos que criam padrões e fiscalizam sua aplicação em diversos produtos como por exemplo alimentos ou aparelhos eletrônicos. E nem todos os produtos necessitam de um padrão de qualidade: nesses casos a fiscalização da qualidade ficaria a cargo do consumidor, ou seja, se uma empresa vender um produto ruim, logo ela sairá do mercado pois as pessoas deixarão de comprar aquele produto.

E é isso que ocorre com os fotoprodutos. Não há um padrão de qualidade estabelecido, e portanto não há sentido em usar qualquer nomenclatura adicional. As letras A, AA e AAA foram criadas pelos fornecedores de canecas ou pelos vendedores para tentar passar a ilusão de que seu produto é melhor que os dos demais vendedores – assim como houve, há alguns anos, a loucura dos aparelhos de MP4, MP5, MP6, MP7… cuja numeração foi aumentando até chegarmos ao MP40, mas sem que isso diga qualquer coisa sobre a qualidade do produto.

Portanto, todas as canecas de cerâmica, independente do nome ou nomenclatura utilizada, são idênticas e oferecerão o mesmo resultado. Mas claro, isto não quer dizer que todos os fornecedores serão honestos. Sempre haverá fornecedores de baixa qualidade e fornecedores de alta qualidade, assim como em qualquer outro mercado.

E como eu vou saber qual é a melhor caneca para comprar?

Você não saberá, infelizmente. A única forma de se precaver contra potenciais problemas é através de uma relação de confiança. Seu fornecedor de canecas precisa confiar no fabricante dele para enviar um produto de qualidade, e você precisa confiar no seu fornecedor para que ele lhe envie somente produtos de qualidade, e resolva quaisquer problemas que possam surgir.

Bons fabricantes fornecem produtos bem feitos. E bons vendedores sempre trocam produtos que apresentem defeitos – sejam eles originados na fábrica ou no transporte até o seu endereço.

Depois que você estabelecer uma relação de confiança com o seu fornecedor, você saberá que estará bem amparado e não terá problemas ou dificuldades com os produtos que ele lhe vender.