Você já pensou em fazer blocos colados, como aqueles blocos de anotações, ou bloquinhos de calendários, ou ainda talões de recibos, notas fiscais ou comandas? Já tentou de tudo e não sabe como conseguir um bom resultado? Pois aqui no TudoSobreImpressão você vai aprender a fazer o emblocamento com acabamento profissional, com a mesma qualidade das gráficas. Continue lendo!
Imprimir talões e blocos é uma atividade simples e que pode te render uma boa grana com pouco investimento. Basta alguns itens e você já pode ganhar dinheiro vendendo estes itens em comércios próximos a você, ou criar itens personalizados e vende-los pela internet, como ímãs de geladeira com blocos de calendários.
Mas como fazer o emblocamento com cola, igual ao das gráficas?
Existe um segredo bem simples para se fazer este emblocamento, que eu lhe explicarei logo a seguir. Mas primeiro vamos ver os itens e materiais necessários.
Para a impressão
Para imprimir as folhas será necessário ter um computador e uma impressora. A impressora pode ser jato de tinta ou laser, de qualquer modelo – fica a seu critério. Mas lembre-se de que certos itens, como recibos, blocos e talões diversos, normalmente são solicitados em grandes quantidades, e com isso pode ser interessante considerar uma impressora bem rápida.
O papel a ser usado deve ser sempre o sulfite 75 gramas ou superior. Nenhuma impressora é capaz de lidar com papéis mais finos do que este, como o papel jornal. Em todo caso, o preço do papel jornal pode nem valer a pena.
Também não será possível usar papel autocopiativo, visto que ele é incompatível com impressoras. Papel autocopiativo deve ser impresso usando processos de offset. Se o seu cliente precisa de blocos com múltiplas vias, faça em papel sulfite comum e recomende o uso das folhas de papel carbono.
Para o emblocamento
Depois de imprimir as folhas será necessário fazer o emblocamento, que no caso de recibos, blocos e talões consiste de três etapas: intercalar (caso você esteja fazendo blocos com múltiplas vias), colar e cortar. Intercalar significa apenas colocar as folhas em sequência (branco/amarelo, por exemplo).
Para a colagem você precisará de:
- Pincel na(s) largura(s) que lhe for(em) mais conveniente(s)
- Cola de PVA (acetato de polivinila). Este é um tipo de cola com as características ideais para se fazer o emblocamento, e pode ser facilmente encontrada em papelarias.
- Folhas de papel mais grosso – podem ser folhas usadas, pois elas servirão apenas para proteção e para evitar o excesso de cola no topo.
- Chapas de madeira, MDF, metal, vidro ou qualquer material que preferir, cortadas no tamanho aproximado das folhas que você irá emblocar – isto será usado para pressionar as folhas, mantendo-as juntas durante a secagem da cola.
- Pesos de qualquer tipo – o mais pesado possível.
- Guilhotina para 300 folhas ou mais – para cortar os blocos depois de colados.
Observação: esta cola parece estar disponível somente na cor branca. Não sei se a cola vermelha usada em gráficas é do mesmo tipo ou se possui outra formulação. Em todo caso fiz diversos testes de emblocamento com a cola de PVA e os resultados foram incrivelmente profissionais, portanto você pode ignorar a questão da cor.
Como fazer
Imprima e monte os blocos do jeito que preferir. Se necessário, corte com a guilhotina para expor as bordas que serão coladas.
Coloque todas as suas folhas sobre uma mesa e monte um “sanduíche” com as folhas impressas no meio, as folhas de papel mais grosso no começo e no final do bloco (lembre-se: elas serão apenas para proteção) e as duas chapas rígidas. As chapas ajudarão a alinhar as folhas.
Deixe as folhas bem alinhadas e bata a lateral na mesa para que fiquem retas. Certifique-se de que a borda a ser colada esteja limpa, e então cuidadosamente posicione o “sanduíche” perto da borda da mesa, deixando exposto apenas alguns centímetros (o suficiente para o pincel não sujar a mesa). Em seguida, coloque os pesos para prensar as folhas e mantê-las juntas durante a colagem.
Então, coloque um pouco de cola em um copo de plástico descartável, pegue com o pincel e aplique na lateral. Vá pincelando e criando uma camada uniforme não muito grossa nem muito fina (se ficar fina demais as folhas podem se soltar). Certifique-se de passar em tudo sem deixar escapar nenhum pedaço.
Depois é só deixar secar.
Como dar o acabamento
Com o bloco pronto e seco, resta apenas fazer o acabamento. Com o estilete corte as capas de proteção e separe os blocos individuais levantando e cortando com o estilete de fora pra dentro. Por fim, corte os múltiplos blocos usando a guilhotina.
Essa é uma dica garantida. Dúvidas ou dificuldades? Mande uma mensagem pra gente.