A melhor impressora fotográfica de 2017

Este artigo foi escrito por nosso colaborador regular Dimitrius Bueno (dimitriusbady@hotmail.com).

A versão 2017 do prêmio mais importante da fotografia mundial foi realizado coroando os melhores representantes de cada categoria. A The Technical Image Press Association é uma associação independente internacional que reune alguns dos melhores especialistas da área de imagem e publicação fotográfica. Nós tivemos a oportunidade de conhecer os melhores produtos lançados nos últimos 12 meses e a grande expectativa desse ano para o contexto do site Tudo Sobre Impressão é saber o que há de mais avançado em impressão fotográfica profissional disponível no mercado.

No TIPA Awards 2017 a Epson confirmou sua tradição como uma expert em impressão de imagem profissional com a recente SureColor P5000 Professional, uma impressora ideal para provas de cores. Esse equipamento possui 11 cartuchos: cinza, cinza light, preto fotográfico, preto matte, ciano, ciano light, amarelo, magenta vívido, magenta vívido light, laranja e verde.

A SureColor P5000 foi certificada pela Pantone e obteve uma correspondência de 99% de similaridade com a cartela Pantone Formula Guide Solid Coated. O sistema de cores Pantone é largamente utilizado pela indústria gráfica para correspondência e comunicação de cores, facilitando a escolha de tons adequados para que os clientes obtenham os resultados desejados. Além disso a SureColor P5000 ainda tem a opção de vir acompanhada com um espectrofotômetro para um gerenciamento mais preciso das cores.

Assista ao vídeo de unboxing e instalação da Epson SureColor P5000:

A página oficial do produto pode ser acessada em https://www.epson.eu/products/printers/large-format-printers/surecolor-sc-p5000-std

A Epson e a Canon são as fabricantes que mais se destacaram na última década em número de premiações do TIPA, ambas oferecendo máquinas espetaculares. O modelo SC-P5000 da Epson utiliza tintas pigmentadas profissionais Ultrachrome HDX compostas por pigmentados dimensionados para durarem até 60 anos.

Já a Canon ganhou o prêmio de melhor papel fotográfico com o papel Infinity Baryta Prestige 340 g/m².

A Epson SureColor P5000 ainda não está disponível oficialmente no Brasil.