Eu uso chip full, porque a impressora acusa falta de tinta? (Minha impressora é da HP)

Os cartuchos das impressoras HP da linha Officejet e similares são as melhores para utilização do sistema de alimentação contínua (popularmente conhecido como “cartuchão”, onde o próprio cartucho é o reservatório de tinta). Esses cartuchos utilizam um chip que registra o nível de tinta, mas mesmo com o cartuchão a impressora acusa a falta de tinta. Porquê?

Os chips utilizados nos sistemas de alimentação contínua para HP registram a redução no nível de tinta da mesma forma que os cartuchos originais – o nível indicado no painel ou no driver cai à medida que se imprime.

No entanto, as impressoras da HP, ao contrário das impressoras da Epson, utilizam um sistema adicional para “medir” o nível de tinta nos cartuchos. É uma pequena bomba de ar localizada próximo à saída de tinta. Nos cartuchos originais, essa bomba é feita de borracha flexível na cor preta. Quando o cartucho está cheio de tinta, a bomba fica mais “dura”. Quando o cartucho está vazio, a bomba fica mais “mole”. A impressora possui um sistema de molas que pressiona essa bomba e obtém assim o nível aproximado de tinta no cartucho.

Nos cartuchões para HP essa bomba é retirada e substituída por outro sistema de molas ou então é preenchido com algum material duro. Dessa forma, a impressora sempre saberá que há tinta no cartucho, mesmo que o chip diga que ele está vazio ou não consiga informar o nível de tinta.

No painel da HP Officejet 8500, por exemplo, os níveis de tinta aparecerão como “?”, mas a impressora continuará imprimindo sem problemas. Basta ignorar qualquer eventual aviso.

Mas atenção: as impressoras jato de tinta da HP utilizam cabeças de impressão com tecnologia térmica, ou seja, elas “esquentam” para jogar a tinta. A tinta serve para refrigerar a cabeça, e se você tentar imprimir sem tinta pode acabar “queimando” a cabeça de impressão. Mantenha seu sistema de alimentação contínua sempre abastecido.