Como fazer transfer em tecidos escuros ou coloridos?

O processo de transfer em tecidos claros é fácil e muito usado: imprima sua arte, até mesmo em papel sulfite se a camiseta for de poliéster, e transfira com a prensa, e o desenho aparecerá corretamente. Mas a coisa fica mais complicada quando o tecido é escuro ou tem uma cor forte. Como proceder?

Para fazer o transfer em tecidos escuros é necessário usar um papel diferente. Este papel para tecidos escuros traz uma base branca, que faz com que a imagem apareça corretamente quando for transferida para o tecido. Sem ela, a cor da imagem se misturaria à cor da camiseta, alterando a arte completamente ou deixando-a invisível.

Existem, no entanto, diversos tipos de papéis de transfer para tecidos escuros. Conheça alguns deles:

Papel transfer para tecidos escuros (também chamado de transfer dark)

Este é um papel comum e facilmente encontrado. A frente possui uma base branca e o verso é marcado para que você não erre na hora de imprimir. Para usar este papel você deve imprimir a sua arte com tinta pigmentada ou corante sem espelhar, e então transferir a imagem normalmente em uma prensa térmica.

Este papel pode ser usado em tecidos de algodão, tecidos sintéticos e tecidos mistos (há também uma versão deste papel para tecidos claros), e o tecido fica mais grosso na área do transfer. Além disso o fundo branco ocupa toda a área da folha, portanto se você quiser que o fundo branco apareça somente em algumas áreas (por exemplo, no caso de um logotipo redondo) você deverá recortar a folha antes de prensá-la, usando uma tesoura ou uma plotter de recorte.

Siga as instruções da embalagem com relação a tempo, temperatura e pressão.

OBM – fundo branco termocolante

O OBM é um tipo de transfer que consiste de uma base de poliéster com aspecto emborrachado. Ele pode ser usado em tecidos de algodão, em tecidos sintéticos e em tecidos mistos, e permite criar uma aparência diferenciada.

O OBM não é impresso diretamente. Para usar o OBM você deve fazer o seguinte:

  1. Cortar a folha do OBM no tamanho e/ou formato desejados
  2. Imprimir a imagem espelhada em papel sulfite ou papel matte (fosco) usando tinta sublimática
  3. Prensar o OBM na camiseta por 10 segundos a 200 graus, com uma folha de teflon protegendo o OBM
  4. Prensar a imagem impressa sobre o OBM por 30 segundos a 200 graus, com uma folha de teflon protegendo a imagem

Existe também uma versão do OBM para impressoras laser coloridas homologadas (nem todas aceitam este papel). O OBM para impressoras laser coloridas pode ser impresso diretamente e transferido como os outros papéis, mas siga sempre as orientações da embalagem com relação a tempo e temperatura.

Poli film

O poli film, ao contrário dos outros papéis de transfer, é um material que deve ser usado em conjunto com uma plotter de recorte, ou seja, ele não pode ser impresso. Isto limita suas opções criativas mas é uma boa opção porque permite reproduzir coisas que não seriam possíveis com um papel de transfer, como por exemplo nomes brancos em uma camiseta escura.

Além disso o poli film está disponível em diversas cores e com diversas texturas, como liso, flocado, refletivo, neon, etc. Combinando estes diversos materiais é possível criar logotipos e imagens simples (chamadas de ‘vetoriais’) e produzir camisetas sem a complicação de mexer com tintas, entupimentos, etc.

Para usar o poli film basta fazer a sua criação usando um programa de desenho vetorial como o CorelDRAW ou o Adobe Illustrator e recortar o poli film com uma plotter de recorte como a Graphtec Craft Robo, a Silhouette Cameo ou dezenas de outras plotters de recorte disponíveis no mercado.

PU Solvente

O PU (poliuretano) Solvente é um material com fundo branco próprio para ser utilizado em impressoras de grande formato (plotters) equipadas com tinta solvente ou eco-solvente.

O custo inicial para se operar com este processo é alto (a partir de 20 mil reais) mas há vantagens: estas impressoras normalmente possuem corte integrado (Mimaki e Roland, por exemplo) assim você pode personalizar as camisetas escuras sem precisar recortar o transfer a mão. Além disso essas impressoras são de grande formato, ou seja, você pode imprimir desenhos muito grandes.

Deve-se tomar cuidado apenas com o ambiente onde o equipamento será usado, já que a tinta solvente pode afetar a saúde. O ambiente deve ser bem ventilado e deve-se usar equipamentos de proteção individual se necessário.

E estes foram alguns dos papéis de transfer usados para personalizar camisetas escuras. Se você conhece algum outro, ou se tem dúvidas, escreva pra gente.