Dica rápida: Grave dois ou mais DVDs ou CDs ao mesmo tempo em seu computador

Se você trabalha com duplicação de CDs e DVDs, você certamente recebe pedidos para quantidades como 20, 50, 100, 500 ou mais. E nessas horas ter uma duplicadora ajuda muito: com ela você pode gravar até 10 discos com uma única torre, e pode combinar várias torres para aumentar sua produção para milhares de discos por dia. Este é um serviço que possui muita demanda proveniente de cantores, bandas, igrejas e afins.

Mas pode ser que você ainda não tenha atingido o volume de pedidos ideal para ter uma duplicadora, ou simplesmente não tem como investir agora em tal equipamento. Se este é você, então essa dica rápida vai lhe ajudar. Você sabia que pode ter uma mini duplicadora usando o seu próprio computador?

Se você se interessa por hardware, já deve ter notado que todo computador desktop possui várias portas SATA em sua placa-mãe e com isso é possível ligar dois ou três discos rígidos, e mais uma gravadora de DVD ou CD. Mas… que tal ligar um disco rígido e mais de uma gravadora? Isto é possível, sim, e você pode gravar simultaneamente com a ajuda de aplicativos como o Nero Burning ROM, que suporta até 32 gravadoras simultâneas – não que alguém vá conseguir montar um computador assim… 😀

Mas antes de sair comprando um monte de gravadoras para ligar em seu computador, é necessário observar algumas coisas.

Controladoras

A primeira coisa a se observar diz respeito às controladoras. Para que a gravação simultânea possa ser feita com sucesso e sem atraso (ou seja, sem que a gravação demore mais do que se você gravasse um disco por vez) é necessário que o disco rígido e cada uma das gravadoras esteja conectada em uma controladora diferente.

Todo computador desktop possui pelo menos duas controladoras para estes dispositivos, e cada controladora pode ter até 2 portas SATA. Ou seja: seu computador terá pelo menos 4 portas SATA. Com isso, as portas 1 e 2 funcionarão sob a controladora 1, as portas 3 e 4 funcionarão sob a controladora 2, e assim por diante.

Portanto, como você já deve ter adivinhado, se você ligar o seu disco rígido na porta 1 (controladora 1) e ligar a sua gravadora na porta 2 (controladora 1) você terá problemas de velocidade, pois os dados fluirão de um dispositivo para outro usando o mesmo canal de transferência. Isso seria algo como tentar enviar e receber água usando um único cano – imagine a confusão e a lentidão.

Portanto, para que o esquema dê certo é necessário ligar os dispositivos em controladoras diferentes. Você deve então ligar o disco rígido na porta 1, a primeira gravadora na porta 3, a segunda gravadora na porta 5, e assim por diante.

Caso a sua placa-mãe não possua mais do que 4 portas SATA (minha placa-mãe da Asus por exemplo possui 6 portas SATA, e portanto 3 controladoras) você pode também adquirir controladoras independentes com conexão PCI Express, desde que a sua placa-mãe possua slots de expansão livres. Com isso você terá mais portas, mas a regra permanece: se a placa tiver 6 portas, serão 3 controladoras e você poderá ligar mais 3 gravadoras.

Fonte de energia

Talvez seja desnecessário dizer que quanto mais gravadoras, mais energia será consumida. Com isso, a fonte de alimentação do seu computador precisará ser de extrema qualidade fornecendo potência suficiente para conectar todas as gravadoras. Isto é algo importante de se observar até mesmo se você usa uma duplicadora tradicional – uma fonte ruim ou inadequada pode causar problemas aleatórios ou até mesmo falhas na gravação.

Portanto, escolha uma fonte boa e não economize.

Velocidade de gravação

Pode ser interessante, por questões de estabilidade, gravar em uma velocidade um pouco menor e não na velocidade máxima apontada pelo aplicativo de gravação.

E os resultados?

Como dito anteriormente, tenho uma placa-mãe da Asus com 6 portas SATA (3 controladoras) e conectei a ela um disco rígido e duas gravadoras idênticas. Com esta configuração consigo gravar 2 CDs ou DVDs simultaneamente sem perda de velocidade, ou seja, se ao gravar um DVD demorava 10 minutos, hoje gravo 2 DVDs em 10 minutos – já que as duas gravadoras estão operando simultaneamente. O resultado é satisfatório, e pode parecer pouco, mas diminuiu o tempo total pela metade – bom, pelo menos até eu comprar uma duplicadora 😀