Guia rápido de como instalar bulk ink em qualquer impressora Epson

A essa altura todos já sabemos: a melhor forma de usar uma impressora é adaptá-la com o famoso e popular ‘kit bulk ink’, também conhecido como ‘tanque de tinta’, que permite que você compre tinta a granel ao invés de pagar recargas de cartuchos. Mas como instalar este kit em sua impressora? É o que você vai aprender neste guia rápido.

Alguns fabricantes de impressoras como a Epson e a Brother já se deram conta de que os usuários estão cansados de pagarem por cartuchos minúsculos e caros. Com isso, eles já estão vendendo impressoras não equipadas com cartuchos, mas com o popular ‘kit bulk ink’, oficialmente chamado de ‘tanque de tinta’, instalado de fábrica. Modelos como a Epson L375, a Epson L800 e a Brother DCP-T300 trazem essa novidade e você mesmo pode recarregar a sua impressora, com tinta original ou de terceiros, simplesmente abrindo uma tampinha no reservatório e colocando tinta.

Mas e quanto aos modelos que não oferecem isso de fábrica? Ainda é possível adaptar esta solução através de kits não oficiais de fácil instalação.

Atenção: Este guia é destinado a impressoras da Epson. Impressoras da HP exigem uma adaptação um pouco diferente, e ainda assim ela não deve ser feita em vários dos modelos menores da HP.

Como instalar o bulk ink em uma impressora da Epson

O primeiro passo é adquirir o modelo correspondente a sua impressora. Procure na internet por ‘bulk ink <modelo da sua impressora>’ e você deverá encontra-lo rapidamente.

Existem kits sendo vendidos com e sem tinta, e todos exigirão instalação pois a tinta não vem instalada no sistema. Mas não se preocupe pois o processo é bem simples. O kit adquirido deve se parecer com isto:

kitbulkt50

O modelo acima possui seis cartuchos pois é destinado a Epson T50, que é uma impressora que utiliza seis cores. O modelo para sua impressora pode ser um pouco diferente, mas será baseado neste estilo.

O segundo passo é colocar as tintas no sistema e fazer a sucção. Abra as tampas dos reservatórios e cuidadosamente coloque as tintas correspondentes em cada reservatório.

Em seguida, remova as pequenas tampas circulares na parte de cima dos cartuchos (aquela parte elevada). Por essa tampa nós faremos a sucção da tinta para dentro dos cartuchos. Atenção: Este procedimento é muito importante – sem isso os cartuchos não funcionarão adequadamente.

Pegue uma seringa grande sem agulha, insira na tampa redonda e puxe. Quando o êmbolo acabar, retire a seringa, empurre o êmbolo de volta, reinsira na tampa e puxe novamente. Repita este procedimento até que a tinta entre na seringa. Neste momento retire a seringa, recoloque a tampa redonda e coloque a tinta de volta no reservatório.

Repita todos estes passos com todas as cores, lembrando-se de lavar a seringa entre as cores, ou use seringas separadas.

Depois de puxar todas as cores o próximo passo é instalar os cartuchos e passar as mangueiras.

As impressoras da Epson geralmente possuem uma tampa em cima da área dos cartuchos. Esta tampa deve ser removida para que as mangueiras possam passar corretamente. Para isso, basta forçar a trava no canto superior direito do carro usando uma chave de fenda, puxando-a para cima. Isto vai quebrar a trava e permitir que você remova a tampa, mas não vai danificar a impressora. Mas é claro, preciso dizer que isso certamente viola a garantia 😀

T50%20CISS-500x500

Numa Epson T50 a passagem das mangueiras deve ficar como na foto acima. Em outros modelos a passagem das mangueiras será diferente, mas o princípio básico será o mesmo. Passe os cartuchos pela abertura do lado esquerdo e cuidadosamente instale-os no carro.

Lembre-se de que os cartuchos se movimentarão de um lado para outro, e assim as mangueiras precisam estar livres para se movimentarem e não enrolarem ou baterem em alguma outra peça.

O próximo passo é verificar o funcionamento do sistema. Ligue a impressora e deixe-a inicializar, e faça algumas impressões de teste. Se houverem falhas, tente realizar o processo de limpeza da cabeça da impressora, disponível no driver da mesma.

Cuidados com o sistema

O sistema de bulk ink não precisa de cuidados específicos. Basta mantê-lo sempre abastecido, evitando que o nível de tinta fique muito baixo. Se ele ficar baixo demais ou se a tinta acabar, entrará ar nas mangueiras e isso fará com que o sistema deixe de funcionar. Se isto acontecer, você precisará repetir o procedimento de colocação de tinta usando a seringa, retirando os cartuchos e refazendo o processo.

Também é preciso tomar cuidado para que as mangueiras não fiquem batendo ou raspando em alguma peça. Isso pode causar desgaste e eventuais vazamentos.

Outro ponto a considerar é que com o tempo, e dependendo da qualidade da tinta utilizada, podem se acumular resíduos indesejados nas mangueiras, nos cartuchos ou nos filtros. Tais problemas geralmente se apresentam como falhas excessivas nos jatos, impressões como ‘se a tinta fosse acabando’ e outros. Se você começar a ter problemas demais que não parecem ser resolvidos com as limpezas de cabeça, pode ser interessante considerar a troca do bulk ink por um novo.

Lembre-se sempre de usar tintas da mais alta qualidade, que geralmente são as mais caras. Nem todas as tintas possuem a mesma formulação, e assim como no seu carro, um combustível ruim pode danificar o motor, e uma tinta ruim pode danificar a cabeça.