HP lança – finalmente! – uma impressora com tanque de tinta

Confira nessa reportagem feita pelo pessoal do site ZTOP a nova impressora da HP com tanque de tinta de fábrica.

Nova multifuncional DeskJet GT 5822 da HP imprime até 5 mil páginas em preto ou até 8 mil páginas em cores.

Da série — “se não pode com eles, junte-se a eles“— depois da Epson (~2012), da Brother (~201?) e da Canon (~2016), a HP finalmente se rendeu as demandas do nosso mercado e anunciou hoje (6/mar) no Brasil sua primeira inkjet multifuncional com tanque de tinta: A HP DeskJet GT 5822.

Mas isso não foi sem briga, já que desde 2012 quando a Epson chutou o balde e lançou no mercado sua L200 All-in-One com tanque de tinta original de fábrica — rompendo assim com o paradigma de vender impressoras baratas e suprimentos caros — a HP resistiu bravamente desenvolvendo diversas estratégias para enfrentar seus concorrentes nipões.

The early years of bitter struggle

A primeira delas foi o Instant Ink, um tipo de plano de assinatura, onde o consumidor de compromete a consumir uma quantidade mínima de cartuchos por mês e a empresa, por sua vez, oferece um desconto ainda mais generoso (algo como até 50% de economia, segundo a HP) e até envia os cartuchos para sua casa e recolhe os usados para reciclagem por meio de um envelope com postagem pré-paga.

Mas até onde sabemos, esse programa nunca foi implantado no Brasil. :-/

Fora isso, a HP também criou o Ink Advantage uma linha de produtos onde a empresa cobra um pouco a mais pela impressora e um pouco menos pelo cartucho, que vem praticamente com o dobro da quantidade de tinta. Simples assim!

Confesso que quando vimos o Instant Ink e o Ink Advantage pela primeira vez, não ficamos lá muito entusiasmados com a proposta, porém não podemos negar que já era um começo né?

Só que no fim do ano passado, a HP também resolveu chutar o balde tanque de tinta e anunciou uma estratégia ainda mais agressiva na forma da nova linha de produtos Ink Advantage Ultra que — como o próprio nome sugere — aumentou em muito a proposta original do Ink Advantage, ou seja, novos equipamentos que utilizam cartuchos de rendimento ainda muito muuito maiores (~1.500 impressões em cores e ~750 colorido), sendo que a oferta do kit inicial de cartuchos de tinta triplicou, passando de dois para seis cartuchos (três pretos e três tricolores).

Chutando o cartucho balde

Para nós, foi até uma surpresa para nós saber que a HP resolveu chutar mais uma vez o balde e lançar uma jato de tinta com tanque original de fábrica e enfrentar agora em pé de igualdade seus concorrentes nipões:

Tecnicamente falando, a GT 5822 (preço sugerido R$ 1.099) é uma multifuncional (impressora, copiadora e scanner) voltada para atingir pequenas empresas, empreendedores e usuários em geral que necessitam de um equipamento que ofereça volume de impressão mais elevado.

Sua velocidade de impressão é de até 8,0 ppm em preto ou até 16 ppm em cores, com ciclo de trabalho mensal de até 1.000 páginas/mês e volume mensal recomendado de 400 a 800 páginas. Ele mede aproximadamente 52,5 x 15,8 x 31,0 cm (LxAxP) e 4,67 kg de peso:

Seu scanner tem resolução nativa de 600 x 300 ppp (pontos por polegada) tanto em preto quanto em cores. Sua bandeja de entrada de papel traseira tem capacidade para até 60 folhas e sua saída frontal pode receber até 25 folhas. Seu painel de controle é formado por 9 botões e o cabalístico notório visor LCD com um display de sete segmento + ícones.

Fora isso, ela conta com porta USB 2.0 apesar de que sua força está na sua porta de rede Wi-Fi 802.11 b/g/n que proporciona excelentes opções de conectividade (Wi-Fi Direct) e compartilhamento de recursos, incluindo a possibilidade de imprimir direto de um tablet/smartphone ou mesmo da nuvem. O mesmo pode ser dito da digitalização remota e do gerenciamento online do equipamento.

Acompanha o produto um cabo USB e o software de impressora HP, HP Update, HP Photo Creations e o produto é compativel com Windows XP SP3 (uia!), Vista (uia! uia!), 7, 8, 8.1, 10, OS X v10.8 Mountain Lion, OS X v10.9 Mavericks e OS X v10.10 Yosemite.

Com relação aos consumíveis, a HP apresentou quatro frascos de tinta, o GT51 preto de 90 cc (ou ml) com autonomia estimada de ~5 mil páginas e o GT52 Magenta/Ciano/Amarelo de 70 cc cuja autonomia (média e combinada) é de ~8 mil páginas. Um kit completo já acompanha o produto e os frascos para reposição de tinta têm preço sugerido de R$ 59,90 cada um, não importando qual seja a cor, e são vendidos separadamente.

Tinta a granel

Uma das grandes sacadas desse sistema de recarga é que ele possui um sistema de válvula, onde o conteúdo do frasco só é liberado quando o mesmo é encaixado corretamente de cabeça para baixo no seu respectivo tanque. Assim a tinta desce por gravidade para o recipiente de baixo como se fosse uma ampulheta. Trata-se de um procedimento simples, prático e o mais importante — limpo! — algo notável se comparado com a concorrência onde a manipulação dos frascos de tinta sempre está sujeita a riscos como escorrer, tombar, respingar na hora de remover o lacre de proteção, etc.

Só que para funcionar, a HP DeskJet GT 5822 exige que todos os reservatórios tenham um nível mínimo de tinta. Isso significa que, se faltar tinta no reservatório de uma cor, o usuário não conseguirá imprimir nada. Mesmo que seja uma simples folha de texto em letras pretas. Mas é fácil ficar de olho no nível de tinta; os reservatórios são transparentes e de fácil acesso.

Outro detalhe interessante é que o próprio usuário pode trocar o cabeçote de impressão da HP DeskJet GT 5822 em caso de necessidade. A empresa afirma que a vida útil do componente é de até 15 mil páginas impressas. Até o momento da publicação deste texto, o preço desta peça não foi estabelecido pela HP.

Nossas impressões iniciais

No geral, nossa impressão é que esse produto parece ser baseado na plataforma de impressão da Ink Advantage Ultra 4729/Ink Advantage 3636 acrescido do sistema de tanque de tinta, o que não é algo negativo diga-se de passagem já que — como dissemos antes — achamos a 4729 um equipamento muito interessante e em sintonia para atender as demandas de um mundo cada vez mais conectado e sem fio, de modo que a GT 5822 deve continuar com essa tradição, mas com a vantagem de oferecer uma autonomia ainda muito maior.

Com isso, a GT 5822 pode oferecer uma oferta de valor cujos atrativos podem ir além da simples impressão mais barata.