Corte com a Silhouette manchando? Pode ser a tinta da sua impressora.

Essa é uma dica que vai para todos os frequentadores do blog que fazem materiais personalizados para festas, tais como adesivos e convites personalizados, e que utilizam uma máquina (plotter) de recorte como a Silhouette Cameo.

Se você imprime e recorta materiais personalizados para festas, decoração e personalização em geral, pode ser que você tenha notado que seus cortes estão manchando ou apresentam ‘sujeiras’ nas áreas onde a lâmina passa – como se ela pegasse um pouco da tinta impressa e ‘arrastasse’.

Muitas pessoas acabam optando por usar tinta pigmentada em suas impressoras, pois essa tinta tem uma característica natural de não desbotar tão rapidamente. Ocorre no entanto que essa tinta costuma não ser compatível com o papel glossy (simples ou adesivo) e por isso ela mancha com certa facilidade ao passar o dedo depois da impressão. É como se a tinta nunca secasse por completo.

Já fiz alguns testes e este fenômeno ocorre até mesmo com tintas originais de fabricantes, como as tintas da HP, cujas impressoras usam tinta pigmentada por padrão.

Ocorre, portanto, que ao fazer recortes usando uma plotter como a Silhouette, a carcaça do suporte da lâmina se arrasta sobre o papel e pode encostar nas áreas impressas, carregando consigo um pouco da tinta e causando essas manchas, fazendo com que elas pareçam que a tinta foi ‘arrastada’ pelo papel.

A dica, portanto, para evitar este problema é usar tinta corante. A tinta corante tem melhor aderência ao papel glossy, e por isso ela seca instantaneamente e não causa manchas ao se fazer o recorte em uma plotter.

Mas caso você não queira trocar a tinta por corante por qualquer motivo, uma outra solução é laminar as impressões com uma termolaminadora de BOPP. Neste caso deve-se apenas tomar o cuidado ao manusear as folhas antes da laminação, para evitar manchas causadas pelos seus dedos.